sábado, julho 08, 2006

Novas tecnologias. Uma breeeeve opinião.

É inegável a importância das novas tecnologias, nos dias de hoje.
A evolução tecnológica elevou o patamar dos objectivos da qualidade e da quantidade para valores inimagináveis algumas décadas atrás.

Os vários ramos das novas tecnologias são hoje componentes indissociáveis do trabalho e da sociedade em geral.

Ao nível da higiene e segurança no trabalho, como em muitas outras áreas, a maior facilidade de comunicação aumenta a acessibilidade à informação, acelera a aquisição de novos conhecimentos e permite uma colagem mais eficaz às melhores práticas e metodologias que são feitas em qualquer parte do mundo. E esta é provavelmente, na minha modesta opinião, a maior revolução das novas tecnologias: A quebra de fronteiras e a aproximação dos povos, onde a linha de separação mais visível mas cada vez mais ténue, são as diferentes línguas e culturas.
Outra das revoluções reside na aceleração do ritmo de trabalho das actuais gerações, que altera a noção do tempo, comparativamente à que tinham as gerações anteriores. Ou seja: As novas tecnologias aceleraram o tempo. Aquilo que se produz e realiza agora, num determinado espaço de referência temporal, levaria mais tempo a produzir e a realizar nas gerações anteriores. Desculpem-me a analogia grosseira, mas numa régua de tempo, 1 ano no início do séc. XXI, corresponderá a vários anos no início do séc. XX.

Fruto do surgimento destas tecnologias assiste-se a uma redução da mão-de-obra, com a consequente redução de custos, que abre espaço às empresas para encarar as questões da higiene e segurança, como um dos seus objectivos prioritários.
Também a maior capacidade de processamento e armazenamento de informação nos computadores, associado a bases de dados, permitindo o cruzamento e fácil pesquisa de informação, contribui para uma gestão mais eficiente da segurança.
Sem esta evolução tecnológica, a assimilação pela sociedade da importância da higiene e segurança e a prioridade que lhe é dada actualmente, estaria bastante atrasada e demoraria várias décadas para atingir os padrões actuais.

As novas tecnologias vêm introduzir melhorias nas condições de trabalho, por exemplo na utilização de equipamentos para tarefas monótonas e repetitivas, bem como nas tarefas de maior risco, diminuindo o número de acidentes e de doenças profissionais.

No entanto com o surgimento das novas tecnologias aparecem também novos problemas a resolver na área da higiene e segurança do trabalho. Não só devido às próprias características dessas tecnologias (ex: radiações, doenças músculo-esqueléticas), como também devido aos novos ritmos de trabalho (ex. stress).

Ou seja: Se por um lado a evolução da tecnologia vai contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão da segurança, no reverso da medalha irá criar novas situações de risco, que obrigará os agentes ligados à higiene e segurança a uma constante atenção e actualização no sentido de detectar e prevenir esses riscos.

1 Comments:

At 11:21 da manhã, Blogger António Semedo said...

Muito bom!
Concordo com tudo e assino por baixo...

 

Enviar um comentário

<< Home